quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Vai lá, você consegue!

Yes! Ginástica! Exatamente o que a gente queria fazer!


Todo mundo que quer perder peso e tem dificuldades precisa de ajuda pra conseguir fazê-lo. Seja apoio moral ou material (comprar o equipamento certo, ou contratar um professor, uma aula), todos precisam de algo. Se fosse fácil fazer sem ajuda de ninguém, seríamos todos magros.

Eu vejo o apoio material como o mais fácil. Eu vou até um lugar e alguém me supre de todas as minhas necessidades exercicísticas. Ou eu poderia ir até a academia da esquina de casa e ter um professor criando um programa de exercícios pra mim. É só pagar.

O apoio moral vem de amigos e de família. E eles, uma vez que saibam da sua empreitada, costumam ser bem rápidos em oferecer votos de sucesso, em ajudar você a planejar sessões, se oferecer para acompanhar você na academia, ou simplesmente mandar mensagens no Facebook dizendo "você consegue!" e um emoticon feliz.

O problema é que nada disso serve se você não tiver motivação. Você pode ter um plano lindo da academia top de [insira o cidade/bairro], um banquinho de gel luxo vindo dos esteites pra fazer spinning, 400 scraps de boa sorte no seu orkut, e tudo o mais. Mas se você fica com preguiça de sair de casa pra ir até lá, não adianta.

Esse é o meu maior problema, self-motivation. Eu nunca tenho vontade de fazer nada relacionado a exercícios. Eu acho uma perda de tempo, eu acho chato, eu prefiro ler ou jogar videogame. Eu prefiro até lavar a louça ou limpar a caixinha dos gatos. Feliz quem pensa em fazer exercício e diz "oba, que magia!"

Por isso, eu tento arrumar o máximo de recursos que puder. Esse blog é um deles. Eu me sinto responsável por reportar todo o processo, logo, acabo me comprometendo muito mais.

Recentemente eu comecei um outro. Um jogo/rede social chamado Health Month, onde você coloca objetivos pra você mesmo e compete como num videogame. Você começa com 10 pontos de vida e vai perdendo pontos cada vez que não cumpre com algum dos objetivos que você estabeleceu.

Os meus, pra janeiro, são: tomar 6 xícaras de café por semana; fazer exercício por 30 minutos seis vezes por semana; e tomar meus remédios todos os dias (eu tenho que tomar um suplemento de ferro e um de B12 e faz algumas semanas que eu estava esquecendo de tomar).

Você recebe um email avisando que a rodada do dia já começou e vai lá fazer updates dos seus objetivos. Pra cada vez que você falhar em atingir o objetivo, ou fizer algo que te impeça de completa-lo a longo prazo, você perde um ponto de vida. Se for bem, você vai entrando no ranking. Se chegar a zero, você morre, como num videogame. O bacana é que, indo bem, você ganha frutas (GIFs de frutas) e, com elas, você pode salvar pessoas que estão quase morrendo. Incentivo social. Lindo!

Achei legal e estou jogando. Vamos ver.

Outra coisa que descobri que me dá cada vez mais ânimo é me pesar todos os dias. Tem gente que diz que não é uma boa ideia, porque a variação é grande, mas pra mim isso me dá uma sensação de que algo realmente está acontecendo. Eu consigo sentir a diferença entre dias em que eu levo a dieta a sério e dias em que eu como um pedaço de bolo com doce de leite. E isso me dá vontade de fazer tweaks na dieta pra melhorar os resultados. Ontem mesmo, eu comi açaí na sobremesa e sanduíche de lanche. Em vez de perder peso, meio quilo a mais.

Toca fazer mais exercício.


3 comentários:

  1. Eu estou na mesma batalha já há algum tempo e só agora passei a ver resultados. Já faz alguns meses que estou controlando a alimentaçao e de certa forma praticando exercicios, mas só ha uma semana atras que vi o resultado na balança.
    Nao sei se meu organismo demorou até perceber a mudança nos meus habitos ou que foi, mas a minha mensagem é: nao desista! :D

    ResponderExcluir
  2. valeu! é bom saber que não sou a única :)

    ResponderExcluir
  3. O wii fit te deu resultado? Achei seu blog procurando por wii fit no google blogs justamente pra caçar alguma motivação pra continuar com o wii fit heheh...
    Eu estou até baixando outros jogos pro balance board porque os do wii fit me entediam muito, mas além disso eu comecei a me perguntar se o jogo fazia algum efeito pra algum ser humano no universo (excluindo não aquela loira britânica - na verdade eu nem sei a nacionalidade dela - que perdeu peso principalmente porque passou de uma dieta de 3187468723000 kcal pra uma dieta normal).
    Enfim, o blog é seu e eu já escrevi demais, boa sorte na sua jornada, voltarei mais vezes para ver se há algum resultado nisso e tentarei não desistir até lá :)
    "Vai lá, você consegue!", mesmo!

    ResponderExcluir